(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

União Europeia tenta organizar saída do confinamento


postado em 15/04/2020 14:31

A União Europeia (UE) revelou nesta quarta-feira seu plano para uma saída gradual do confinamento, que busca proteger a economia sem colocar em risco a saúde dos cidadãos, que terão que aprender a conviver com o novo coronavírus.

"As autoridades públicas devem avaliar de forma bastante cuidadosa o melhor momento para começar a levantar as medidas restritivas, uma a uma", disse em entrevista coletiva a titular da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no momento em que a abertura se inicia, de forma ainda tímida.

Áustria e Dinamarca lideram o retorno à normalidade na UE, ao mesmo tempo em que milhões de cidadãos permanecem confinados e centenas de pessoas continuam morrendo diariamente da doença, principalmente na Espanha e Itália.

As instituições europeias querem evitar a falta de coordenação ocorrida durante a entrada no confinamento, em março, mas reconhecem que a saída não será simultânea para todos os 27 países do bloco.

A UE propõe que o fim do confinamento se justifique com base em três critérios: uma redução considerável da propagação, um sistema de saúde suficientemente equipado e capacidade de realizar testes de detecção em larga escala. "Estas recomendações se baseiam no senso comum, nos dados científicos", assinalou o chefe do Conselho Europeu, Charles Michel.

Segundo uma fonte europeia, um dos temores é de que países menos afetados, como Alemanha e Holanda, beneficiem-se de uma "vantagem competitiva" frente aos mais atingidos, como Itália, Espanha e França, por poderem retomar antes sua atividade econômica.

A Comissão defende, assim, uma coordenação entre os países do bloco, para proteger a integridade do mercado único europeu, uma vez que, segundo o FMI, o PIB da Eurozona poderá sofrer uma contração de 7,5% em 2020.

- Sem calendário de saída -

O plano revelado por Ursula e Michel a pedido dos governantes europeus não propõe um calendário específico para o fim do confinamento, e sim pautas e recomendações para os países do bloco.

A UE considera que os idosos e portadores de doenças crônicas devem permanecer confinados por mais tempo. Continuar com o trabalho remoto é outra recomendação.

O plano também contempla autorizar gradativamente as aglomerações, porém com condições. A reabertura de lojas e escolas deverá ser acompanhada de uma limitação do número de pessoas nas aulas e nos estabelecimentos.

O distanciamento social, uso de máscaras e lavagem sistemática das mãos deverão ser mantidos, para evitar novos surtos, em um contexto onde os cidadãos terão que aprender a conviver com o novo coronavírus.

As fronteiras internas da UE deverão ser reabertas gradativamente, enquanto a decisão sobre as fronteiras externas seria tomada em uma segunda fase.

A UE segue considerando que o desenvolvimento de uma vacina é "a melhor oportunidade coletiva para vencer o vírus", disse Ursula, que anunciou uma conferência em 4 de maio para arrecadar fundos.

O novo coronavírus já provocou mais de 126 mil mortes no mundo, mais de dois terços delas na Europa (85 mil), segundo um balanço da AFP até as 11h GMT.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)