(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Crianças dinamarquesas voltam às escolas


postado em 15/04/2020 10:13

Crianças felizes e pais aliviados na porta de uma escola em Copenhague. Os pequenos dinamarqueses se tornaram, nesta quarta-feira (15), os primeiros alunos de uma Europa afetada por semanas de confinamento a voltarem às salas de aula.

Sob um céu cinza e um vento forte, os cerca de 220 alunos do primeiro ao terceiro anos foram recebidos esta manhã por seus professores, com pequenas bandeiras dinamarquesas de boas-vindas nas mãos, mas sem máscara. Seu uso não é recomendado no país nórdico.

Seus companheiros do quarto, quinto e sexto anos (um nível ainda fundamental no sistema escolar dinamarquês) começam amanhã.

Para Caroline, mãe de dois filhos, este dia representa um verdadeiro alívio.

"Eu me sinto bem, realmente bem", disse ela à AFP, depois de ter garantido, por um mês, que sua filha mais velha de 7 anos continuasse estudando em casa.

Vazios desde 12 de março, data em que o governo impôs restrições para conter a propagação do vírus, os bancos escolares dinamarquesas serão progressivamente ocupados.

Creches, jardins de infância e escolas de ensino fundamental reabrem hoje, enquanto os estudantes de Ensino Médio (à exceção do primeiro e do último ano) terão de esperar até 10 de maio.

- Medidas de precaução -

A primeira-ministra dinamarquesa anunciou, em 6 de abril, a suspensão gradual das restrições em vigor para lutar contra o novo coronavírus.

Bares, restaurantes, salões de beleza, estabelecimentos comerciais e boates permanecem fechados. Reuniões com mais de dez pessoas continuam proibidas.

A reabertura das escolas foi anunciada pelo governo "com a condição de que cada um mantenha sua distância e lave as mãos".

Conforme determinação das autoridades, as instituições de ensino deverão garantir uma distância de dois metros entre as mesas dos alunos e organizar recreações em pequenos grupos.

Para atender a esses requisitos, "usamos as salas normalmente usadas pelas turmas mais velhas, que atualmente seguem os cursos de casa", diz uma fonte da escola.

Em cada sala do prédio, as crianças estão sentadas a dois metros de distância umas das outras, e os potes de álcool em gel ficam próximos para serem usados regularmente.

Hoje, as aulas serão retomadas em apenas metade dos municípios dinamarqueses e em 35% dos estabelecimentos de Copenhague. Os demais precisarão de mais tempo para se adaptar às normas de segurança sanitária ainda em vigor.

A expectativa é que todos os estabelecimentos de ensino estejam abertos em 20 de abril.

A reabertura das escolas também foi criticada por alguns preocupados pais de alunos.

Um abaixo-assinado chamado "Meu filho não é um rato de laboratório" reuniu, até ontem, cerca de 18 mil assinaturas.

"As crianças podem transmitir o vírus sem ficar doentes", afirma a petição.

"Muitos pais devem manter os filhos em casa", afirmou Henrik Wilhelmsen, diretor de uma escola do bairro de Nørrebro, em Copenhague.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)