A Coreia do Norte disparou na manhã desta terça-feira (14) uma série de "projéteis de curto alcance", de acordo com o Estado-Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul.
Leia Mais
AFP: balanço de mortos por coronavírus passa de 120.000Pequim fecha as portas por medo de novo surto de coronavírusMemoriais em campos de extermínio nazistas enfrentam provocações negacionistas
O novo disparo foi feito na véspera do aniversário de Kim Il-sung, avô do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Em 1º de janeiro de 2020, Kim já havia anunciado o fim da moratória em testes de armas nucleares e mísseis balísticos, o que pode reabrir a espiral de tensão com os Estados Unidos.
Ele havia dado prazo até 31 de dezembro para Washington apresentar uma nova abordagem nas tratativas. Os testes nucleares e balísticos estavam suspensos por causa das negociações com os EUA para desnuclearizar a península, mas as conversas seguem travadas desde fevereiro de 2019, quando o presidente Donald Trump abandonou de forma abrupta uma cúpula bilateral em Hanói, no Vietnã.
O último teste de míssil balístico na Coreia do Norte ocorreu em novembro de 2017, com um projétil intercontinental capaz de chegar ao território americano. Desde então, o regime de Pyongyang lançou apenas armas de curto alcance. (ANSA)