(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente mexicano anuncia acordo com Trump para reduzir produção de petróleo


postado em 10/04/2020 10:55

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta sexta-feira (10) que chegou a um acordo com seu colega dos Estados Unidos, Donald Trump, para reduzir a produção de petróleo, depois de um acordo entre os principais produtores do mundo para diminuir o fornecimento.

"O presidente Trump entrou em contato conosco, conversei com ele e alcançamos um acordo para diminuir 100.000 barris (diariamente)", declarou o presidente em entrevista coletiva.

Ele acrescentou que, para compensar, "os Estados Unidos se comprometem em reduzir, além do que iria entregar, 250.000 (barris por dia)".

O anúncio ocorre horas depois que os principais países produtores de petróleo concordaram, com exceção do México, em reduzir a produção mundial em 10 milhões de barris por dia em maio e junho, diante do colapso dos preços.

O grupo de membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e outras nações produtoras anunciaram em comunicado que o acordo estava condicionado ao consentimento do México.

López Obrador explicou que o acordo com Trump "já é formal". "Ou seja, já cumprimos esse assunto", esclareceu.

O presidente disse que, na reunião dos países produtores de petróleo, que durou várias horas na quinta-feira, o México explicou que era muito difícil reduzir 400.000 barris por dia, conforme solicitado, devido aos problemas que teve para elevar a produção.

"Eles estavam nos pedindo uma queda como a da Arábia Saudita, como a da Rússia, da ordem de 23% da produção", afirmou. "Mantemos a nossa posição até o fim porque foi preciso muito esforço para aumentar a produção".

López Obrador ressaltou que, durante 14 anos, o México deixou cair sua produção de petróleo, pela qual culpou a reforma energética do governo anterior, que abriu o setor à iniciativa privada.

"Eles estimaram que com a reforma energética viria o investimento estrangeiro. Firmaram contratos, estimaram que produziríamos três milhões de barris por dia, e a verdade é que nós (o governo) recebemos uma produção de um milhão, 700.000 barris", afirmou.

O México teve um declínio na produção de petróleo nos últimos anos, que passou de 3,4 milhões de barris por dia em 2004 para 1,7 milhão de barris por dia hoje.

O governo López Obrador injetou cerca de 10 bilhões de dólares na estatal Petróleos Mexicanos (Pemex), que considera um baluarte da soberania nacional, para aliviar suas finanças problemáticas e aumentar a produção.

Apesar de seu governo não ter cancelado a participação da iniciativa privada na indústria de petróleo, não emitiu novos contratos de exploração.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)