(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Para lutar contra o coronavírus, governo sueco quer mais poderes


postado em 06/04/2020 12:26

O governo sueco, criticado por sua gestão da crise de saúde ligada ao novo coronavírus, apresentou nesta segunda-feira (6) um projeto de lei para fortalecer temporariamente seus poderes, a fim de combater a epidemia.

Essa nova lei permitiria que o governo liderado pelo social-democrata Stefan Löfven adotasse certas medidas, como limitar reuniões públicas ou decretar o fechamento de negócios, sem a necessidade da aprovação do Parlamento unicameral.

"A Suécia e o mundo estão enfrentando uma situação grave causada pelo coronavírus", disse a ministra da Saúde, Lena Hallengren, em comunicado.

"Vemos a necessidade de ser capaz de agir rapidamente, se a situação exigir, é uma questão de proteger vidas humanas", continuou ela.

No entanto, observa o Executivo, as disposições futuras apenas concederiam poderes adicionais ao governo por um período de três meses, situação que ainda preocupa a oposição.

O chefe do partido conservador Ulf Kristersson disse em sua página no Facebook que o projeto carecia de uma definição clara de como os poderes adicionais poderiam ser usados.

Embora reconhecendo a necessidade de decisões rápidas em tempos de crise, Kristersson acredita que as medidas também devem ter "legitimidade democrática".

O projeto de lei ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento.

No reino escandinavo, o confinamento obrigatório da população não foi decretado, como em outros países europeus para conter a epidemia.

O governo pede a todos que "assumam suas responsabilidades" e sigam as recomendações das autoridades de saúde.

Entre as medidas mais rigorosas até agora, está a proibição de reunir mais de 50 pessoas e de visitas a casas de repouso.

A maneira como o reino está administrando a crise da saúde, que é menos restritiva do que a maioria dos países europeus, tem levantado críticas, nacional e internacionalmente, mas o governo rejeita qualquer postura de passividade.

"Não, não é como se não estivéssemos fazendo nada na Suécia", defendeu a ministra da Saúde, Lena Hallengren, durante uma reunião com a imprensa internacional na quinta-feira em Estocolmo.

Este país de 10,3 milhões de habitantes acaba de cruzar o marco de 7.000 casos confirmados e 477 mortes, uma mortalidade significativamente superior à observada entre seus vizinhos do norte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)