(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Primeiro indígena é diagnosticado com novo coronavírus no Brasil


postado em 01/04/2020 20:25

Uma indígena da etnia kokama foi diagnosticada com o novo coronavírus no estado do Amazonas, o primeiro caso numa reserva indígena, anunciou nesta quarta-feira a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde.

A jovem, de 20 anos, trabalha como colaboradora de um médico do sistema público de saúde que, na semana passada, testou positivo no município de Santo Antônio do Içá, próximo à fronteira com a Colômbia.

"Até o momento, a profissional encontra-se sem quaisquer sintomas da infecção. Seus familiares também se encontram assistidos e em isolamento", assinalou a Secretaria.

Referindo-se ao caso, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse em entrevista coletiva que "a saúde indígena é uma grande preocupação" para sua equipe, dada a vulnerabilidade histórica dessas comunidades aos vírus importados.

"Você precisa tomar o triplo cuidado nessas comunidades, especialmente aquelas com muito pouca convivência e muito pouco relacionamento" com outros grupos humanos, alertou Mandetta.

As doenças importadas pelos colonizadores europeus dizimaram mais de 95% da população indígena da América.

O médico diagnosticado, que está em isolamento domiciliar, apresentou sintomas ao retornar das férias. Seus 15 colaboradores, bem como 12 pacientes de outra etnia que ele atendeu antes de ser diagnosticado, encontram-se em observação, à espera dos resultados dos testes.

A Sesai também intensificou as ações de vigilância de enfermidades gripais e respiratórias nos 34 distritos sanitários especiais indígenas, que atendem mais de 800 mil indígenas no Brasil.

O Brasil contabilizava até ontem 6.836 casos e 241 mortos pelo novo coronavírus. Deste total, 200 casos foram registrados no Amazonas, que teve três mortos.

No vizinho Peru, a região amazônica de Loreto é a segunda mais afetada pelo coronavírus, com 53 casos de um total de 950, segundo dados da última segunda-feira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)