(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estudo estima que 93% da população mundial têm restrições de viagem por Covid-19


postado em 01/04/2020 19:55

Nove em cada dez pessoas em todo o mundo estão sujeitas a restrições de viagem devido a medidas tomadas pela pandemia da Covid-19, informou o Centro de Pesquisa Pew dos Estados Unidos nesta quarta-feira (1).

À medida que o planeta se aproxima de um milhão de infectados e 50.000 mortos, 93% da população global de 7,2 bilhões de pessoas vivem em países que limitam a circulação pelas fronteiras daqueles que não são cidadãos ou residentes, e 39% em países com fronteiras totalmente fechadas para turistas, viajantes de negócios ou novos imigrantes.

"Em 31 de março de 2020, 143 países tinham fronteira completamente fechadas (64) ou parcialmente (79) devido ao surto da Covid-19", informou o centro Pew com base em anúncios de nações e dados da ONU.

"À medida que mais países implementam ou expandem as restrições de viagem, espera-se que esses números aumentem", alertou.

A China, o país mais populoso do mundo (1,4 bilhão) e onde o novo coronavírus foi relatado pela primeira vez em dezembro, fechou suas fronteiras inteiramente a todos os estrangeiros que não sejam funcionários diplomáticos ou científicos desde 18 de março.

A Índia, com mais de 1,3 bilhão, e os Estados Unidos, com cerca de 330 milhões, ordenaram fechamentos parciais.

Em grande parte dos países da América Latina, aplica-se o fechamento total de fronteiras.

Em alguns, como Argentina e os andinos, com limitações de circulação para seus próprios cidadãos.

Outros, como México e Venezuela, têm fechamentos parciais, enquanto a Nicarágua é a única que mantém suas fronteiras abertas, segundo o instituto.

A pandemia da Covid-19 também teve impacto nas reivindicações de asilo.

Os Estados Unidos anunciaram que rejeitarão potenciais requerentes de asilo em sua fronteira sul com o México e o Canadá, que não atenderão aos pedidos daqueles que entrarem por terra em seu território.

Na Europa, muitos pedidos de asilo foram suspensos.

"Os 272 milhões de migrantes internacionais no mundo podem ter dificuldades em retornar aos seus países de origem em um futuro próximo devido ao aumento das restrições de viagens e ao menor número de voos comerciais", segundo o Pew.

No entanto, as fronteiras ainda estão abertas ao fluxo de mercadorias, embora nos países da União Europeia, por exemplo, o período de espera para a circulação comercial tenha aumentado "substancialmente", destacou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)