(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cancelada conferência do clima COP26 em Glasgow por coronavírus


postado em 01/04/2020 18:49

A conferência sobre o clima COP26, que devia ser celebrada na cidade escocesa de Glasgow em novembro, foi adiada por causa da pandemia do novo coronavírus, anunciou nesta quarta-feira (1) o governo britânico.

"Em vista do impacto mundial e contínuo da covid-19, a celebração de uma COP26 ambiciosa e inclusiva em novembro de 2020 não é possível", detalhou o governo em seu site na internet, no qual informou que a conferência será celebrada em 2021 na mesma cidade em data a ser comunicada posteriormente.

Trinta mil pessoas, inclusive 200 líderes mundiais, deviam assistir à cúpula da ONU, com dez dias de duração.

As emissões de CO2 têm que cair 45% até 2030, segundo os compromissos da comunidade internacional pactuados na COP21 cinco anos atrás, em Paris.

O outro objetivo é limitar o crescimento da temperatura média do planeta ao máximo de 1,5º C.

A "covid-19 é a ameaça mais urgente que a humanidade enfrenta, mas não podemos esquecer que as mudanças climáticas é a maior ameaça que a humanidade enfrenta a longo prazo", informou a secretária-executiva da Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, Patricia Espinosa.

As ONGs consideraram em sua maioria que o adiamento da conferência era necessário, levando-se em conta a situação sanitária mundial.

"Adiar a cúpula da ONU sobre o clima é compreensível", disse Sebastian Mang, do Greenpeace, embora tenha advertido que isto não muda nada a "obrigação da União Europeia de aumentar seu objetivo climático para 2030 antes que termine este ano".

A associação de luta contra a pobreza Oxfam, por sua vez, qualificou de "compreensível" o adiamento, embora tenha pedido para prosseguir com os "esforços vitais" frente à crise climática nas palavras de seu diretor interino, Chema Vera.

"Os governos têm que evitar repetir os mesmos erros que cometeram após a crise financeira mundial de 2008, quando os planos de recuperação provocaram um aumento as emissões" de CO2, acrescentou.

As emissões de CO2 têm que cair 45% até 2030, segundo compromissos da comunidade internacional pactuados na COP21 cinco anos atrás, em Paris.

O outro objetivo é limitar o crescimento da temperatura média do planeta a um máximo de 1,5º C.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)