(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governador da Flórida ordena confinamento obrigatório por coronavírus


postado em 01/04/2020 16:07

O governador da Flórida, Ron DeSantis, informou nesta quarta-feira (1) que ordenará o confinamento obrigatório para os 21 milhões de habitantes deste estado americano, com exceção dos que realizam atividades essenciais, uma medida para impedir a propagação do coronavírus que ele relutava em tomar, apesar das crescentes críticas.

"Assinarei uma ordem executiva para que todos os habitantes da Flórida limitem movimentos e interações entre pessoas fora de suas casas ao necessário para obter ou fornecer serviços essenciais ou atividades essenciais", disse o governador em entrevista coletiva.

A Flórida totalizou quase 7.000 casos de coronavírus nesta quarta-feira, mais da metade concentrados no sudeste, nos condados de Miami, Broward (onde fica Fort Lauderdale) e Palm Beach, onde fica a casa de verão do presidente Donald Trump.

Como outros municípios tiveram casos isolados, DeSantis relutou em pedir confinamento obrigatório para toda a sua jurisdição, apesar da crescente pressão para fazê-lo.

"Embora existam muitos lugares na Flórida com taxas de infecção muito baixas, faz sentido tomar essa medida agora", disse ele.

A ordem será assinada durante a tarde e será válida por 30 dias a partir de quinta-feira à meia-noite, acrescentou.

DeSantis também continuou manifestando sua oposição a permitir que cruzeiros com infectados por coronavírus atraquem na Flórida, mas disse que a decisão não será dele.

"Obviamente eu não controlo o porto", disse ele.

"Claramente, estaremos dispostos a aceitar todos os habitantes da Flórida", disse ele, acrescentando que a maioria dos passageiros e tripulantes, no entanto, são "cidadãos estrangeiros" que seriam um fardo para os recursos já escassos para os moradores da Flórida.

O governador disse que discutiu a questão com Trump e que ele também "gostaria de encontrar uma solução".

Ele acrescentou que as autoridades locais e executivos de navios de cruzeiro estão tentando resolver a situação e que "haverá avanços" durante o dia.

O operador de dois cruzeiros da linha Holland America pediu às autoridades dos EUA na segunda-feira que lhe permitissem atracar em Fort Lauderdale, alertando que quatro passageiros haviam morrido e vários outros estavam em risco.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)