(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA prorroga plano de manter solicitantes de refúgio no México


postado em 01/04/2020 15:07

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira que, devido ao coronavírus, suspenderá até maio o polêmico plano "Permanecer no México", que permitiu que dezenas de milhares de solicitantes de refúgio fossem enviados para esse país enquanto o pedido estava sendo processado.

O Departamento de Justiça e o Departamento de Segurança Interna anunciaram em comunicado que, devido às circunstâncias relacionadas ao Covid-19, decidiram adiar temporariamente as audiências do programa até 1º de maio.

Os críticos deste programa denunciam que ele representa um desmantelamento do direito de refúgio e iniciaram uma batalha judicial contra sua implementação que chegou ao Supremo Tribunal Federal.

Em 11 de março, o tribunal superior concedeu ao governo autorização temporária para mantê-lo.

O programa anunciado em dezembro de 2018 e implementado um mês depois estabelece que todos os solicitantes de refúgio que chegam à fronteira sul dos Estados Unidos aguardem a resolução de seus casos no território mexicano.

Segundo dados da Casa Branca, mais de 60.000 migrantes, a maioria dos quais centro-americanos que fogem da pobreza e da violência em seus países, foram devolvidos ao México nos 13 meses de implementação do programa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)