(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Petróleo se estabiliza e encerra trimestre de maior queda


postado em 31/03/2020 18:37

Os preços do petróleo, que atingiram um mínimo em 18 anos na segunda-feira, se estabilizaram nesta terça (31) nos mercados internacionais, mas ao chegar o fim de março registram a maior queda trimestral da história.

Em Nova York, o barril de "light sweet" (WTI) para maio subiu 39 centavos, 1,9%, a 20,48 dólares.

Enquanto isso, em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte recuou dois centavos, a 22,74 dólares.

Desde o começo do ano, os preços dos dois tipos de barril perderam 66% do seu valor, sua pior queda trimestral desde que foram criados os contratos futuros, na década de 1980.

Na segunda-feira, os dois contratos caíram em seu menor nível desde 2002.

"A oferta seguirá muito acima da demanda por bastante tempo na medida em que a baixa da demanda vinculada às restrições ao transporte" para evitar a propagação do novo coronavírus "supera amplamente os demais fatores", resumiu Robbie Fraser, da consultoria Schneider Electric.

Martijn Rats, da Morgan Stanley, antecipou por sua vez uma grande deterioração da demanda com a drástica queda do transporte aéreo e terrestre: prevê queda de cinco milhões de bairros diários em 2020 frente a um milhão que antecipava em 16 de março.

Além disso, "dados preliminares indicam que a Arábia Saudita cumpriu sua ameaça e inunda o mercado de ouro negro em um momento em que as refinarias ao redor do mundo limitam sua operação", acrescentou.

Na segunda-feira, Riade anunciou a intenção de levar suas exportações petroleiras a um nível recorde de 10,6 milhões de bairros por dia a partir de maio.

A Arábia Saudita e a Rússia se enfrentaram em uma guerra de preços desde que suas negociações sobre um corte de produção para sustentar cotações proposto pela Arábia Saudita fracassaram no começo de março.

A Rússia se recusa a limitar mais a sua produção. No âmbito de acordos entre a Opep e outros dez países exportadores, a partir de quarta-feira, todo esse grupo poderá extrair tanto petróleo quanto quiser.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)