(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Navio humanitário voltará ao Mediterrâneo para resgatar migrantes


postado em 31/03/2020 09:37

A embarcação humanitária "Alan Kurdi" retomará suas operações de resgate de migrantes na costa da Líbia e será a única a operar na região por causa da pandemia de coronavírus - anunciou a ONG alemã Sea Eye.

O navio liderado pela alemã Bärbel Beuse zarpou na segunda-feira à noite de um porto espanhol, onde estava ancorado para reparos há dois meses. Deve chegar ao litoral líbio "provavelmente neste fim de semana", disse a organização em um comunicado.

A Sea Eye prevê "grandes dificuldades para encontrar um porto onde desembarcar, se houver uma operação de socorro" por causa do coronavírus que afeta a Europa. A COVID-19 afeta em especial a Itália, país no qual os migrantes costumam desembarcar.

"Temos suficiente material de proteção pessoal para nossa equipe a bordo e um plano de gestão, em caso de surgimento da doença no barco", afirmou Jan Ribbeck, que dirige a missão do "Alan Kurdi".

Outros dois navios humanitários estão no porto: o "Ocean Viking", da ONG SOS Méditerranée; e o "Open Arms", da ONG espanhola de mesmo nome.

Em 2019, a Organização Internacional de Migrações (OIM) registrou 1.283 falecimentos no Mediterrâneo. Pelo menos 19.164 migrantes teriam morrido no mar nos últimos cinco anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)