(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bayer pagará US$ 40 milhões em processo sobre glifosato


postado em 31/03/2020 06:25

O grupo farmacêutico e agroquímico alemão Bayer pagará quase 40 milhões de dólares em um processo nos Estados Unidos sobre o glifosato, o herbicida mais utilizado do mundo, acusado de provocar problemas de saúde.

Um grupo de demandantes acusava a Bayer de ter ocultado os riscos do glifosaro para a saúde quando comprou, em 2018, a concorrente Monsanto 63 bilhões de dólares, segundo um documento do tribunal de Kansas City publicado na segunda-feira e divulgado pela agência Bloomberg.

No total, o grupo pagará 39,6 milhões de dólares.

"O caso chegou a uma resolução satisfatória para todas as partes e depende da aprovação do tribunal competente", afirmou a Bayer em um comunicado.

Há dois anos a Bayer está envolvida em outro processo nos Estados Unidos, o mais importante para a questão, no qual milhares de demandantes questionam a empresa pelos supostos efeitos cancerígenos dos herbicidas da Monsanto, entre eles o Roundup.

O processo inclui 48.600 acusações.

A Bayer perdeu os três primeiros julgamentos nos Estados Unidos e foi condenada a pagar multas muito elevadas, que depois foram reduzidas em segunda instância.

O grupo tenta, com o advogado americano Ken Feinberg, fechar o caso com um acordo e poderia aceitar pagar até 10 bilhões de dólares, segundo o Wall Street Journal.

A Bayer nega responsabilidade e recorda que desde o início da comercialização do glifosato nos anos 1970 nenhum organismo de regulamentação chegou à conclusão de que o produto é perigoso para a saúde.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)