(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RELIGIOSIDADE

Vídeo: como as religiões estão contornando o vírus para manter fiéis

Ao redor do mundo religiosos das mais diversas crenças viram as realidades da fé sendo alteradas por conta da pandemia do coronavírus


postado em 30/03/2020 17:56 / atualizado em 31/03/2020 17:56


A pandemia de COVID-19 já mudou a rotina de um terço da população mundial, que se encontra em isolamento social. A doença infectou até o momento mais de 700 mil pessoas. Para atender aos fiéis sem risco de transmissão do vírus, cultos religiosos se adaptaram à nova realidade. Em muitos casos, cerimônias e sermões agora são feitos através da internet. Assim, os fiéis permanecem em casa, mas conectados à fé.

Na sexta feira (27/03), as imagens do papa Francisco celebrando a bênção extraordinária Urbi et Orbi na vazia Praça de São Pedro impressionaram o mundo. Na benção, transmitida ao vivo pela internet, o pontífice pediu aos católicos que tenham fé, paciência e demonstrem união. A Igreja católica recomendou a suspensão de missas presenciais por tempo indeterminado para conter o avanço do novo coronavírus.

Na Faixa de Gaza, território majoritariamente islâmico, as autoridades palestinas fecharam as mesquitas. “Esta é a primeira vez em 30 anos que vou a uma mesquita e ela está fechada. É estranho principalmente por ser sexta-feira, dia de orações. Enfrentamos muitas guerras e problemas, mas as mesquitas nunca tinham sido fechadas”, disse Maher Barghout, morador de Gaza.

Templos hindus na Índia também estão com o acesso restrito, autoridades decretaram quarentena obrigatória aos indianos na terça-feira (24). A segunda maior população do mundo só tem acesso aos supermercados e farmácias, apesar do baixo número de contaminados. Na Malásia, país de maioria islâmica, as mesquitas também fecharam para as orações de sexta-feira. 

Em Jerusalém, monges franciscanos rezaram em frente à Igreja do Santo Sepulcro, que está fechada. O fechamento é uma ação sem precedentes decidida pelos líderes das igrejas greco-ortodoxa, armênia e católica, que são os responsáveis pela administração do santuário.

O chefe do movimento xiita Hezbollah, Hassan Nasrallah, afirmou que “o vírus pode ser vencido se cada um assumir suas responsabilidades”, respeitar as instruções das autoridades de saúde é um dever religioso, disse Nasrallah. Em vez de pedirem para os fiéis irem aos templos,o movimento agora é o inverso, em todas as religiões: fiquem em casa e rezem de casa.

(foto: Reprodução vídeo)
(foto: Reprodução vídeo)

 
(*Estagiária sob a supervisão do subeditor Rafael Alves) 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)