(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ELN anuncia cessar-fogo temporário na Colômbia por coronavírus


postado em 30/03/2020 11:01

O ELN, a última guerrilha reconhecida na Colômbia, anunciou um cessar-fogo de um mês em razão da pandemia de coronavírus, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira por vários senadores que promovem um processo de paz com esse grupo.

Os rebeldes disseram que suspenderão unilateralmente suas ações militares "de 1 a 30 de abril", como "um gesto humanitário (...) com o povo colombiano, que está sofrendo a devastação" da COVID-19.

O Exército de Libertação Nacional (ELN) relembrou em sua declaração a convocação da ONU para um cessar-fogo nos conflitos mundiais e o pedido, "nessa mesma direção", formulado por "organizações sociais e políticas da Colômbia".

No texto divulgado, entre outros, pelo senador de esquerda Iván Cepeda, o ELN esclareceu que durante o cessar-fogo, no entanto, será reservado o "direito" de defesa dos "ataques" das forças estatais.

Da mesma forma, acrescentou a organização, responderá às gangues de narcotráfico com a quais disputa o controle de várias partes do país.

"Fizemos um apelo ao governo de Iván Duque para que ordene o quartel em suas tropas (...)", disse o ELN em seu comunicado, e pediu ao presidente para reativar os contatos com sua delegação em Havana para organizar um "cessar-fogo bilateral e temporário".

Reconhecida como a última guerrilha no país após o acordo de paz que levou ao desarmamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o ELN tem cerca de 2.300 combatentes e uma extensa rede de apoio em pontos urbanos.

Criada em 1964, a organização armada opera em 10% dos 1.100 municípios colombianos, segundo pesquisas independentes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)