(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Espanha registra 838 mortos por coronavírus em 24 horas, novo recorde diário

Governo espanhol elevou restrições devido ao avanço da COVID-19. O país tem 78.797 casos confirmados da doença


postado em 29/03/2020 12:15 / atualizado em 29/03/2020 16:50

A Espanha tem o segundo maior número de mortos por COVID-19 na Europa, atrás apenas da Itália(foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP)
A Espanha tem o segundo maior número de mortos por COVID-19 na Europa, atrás apenas da Itália (foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP)

A Espanha registrou 838 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, um novo recorde diários no país, que agora totaliza 6.528 vítimas fatais provocadas pela pandemia, informa o balanço divulgado neste domingo (29/03) pelo Ministério da Saúde. Segundo país com mais óbitos provocados pela COVID-19, depois da Itália, a Espanha registrou 832 mortes no dia anterior.


Embora um novo recorde de falecimentos diário tenha sido registrado neste domingo, em termos percentuais a progressão (14,7%) mantém a tendência de queda desde quarta-feira, quando o país registrou um aumento de 27% em apenas um dia.


"A evolução parece estabilizada, parece que inclusive começou a cair", afirmou Fernando Simón, diretor do centro de emergências sanitárias, vinculado ao ministério da Saúde.


Para tentar "reduzir a transmissão do vírus e ganhar tempo para nosso sistema de saúde sob tensão", o governo do primeiro-ministro Pedro Sánchez endureceu o confinamento imposto desde 14 de março aos 47 milhões de espanhóis, anunciou em uma entrevista coletiva a porta-voz do governo, María Jesús Montero.




A partir de segunda-feira e por duas semanas, o país vai interromper todas as atividades não essenciais, que excluem setores indispensáveis como agricultura, transporte ou a indústria farmacéutica. Além disso, as pessoas que continuavam comparecendo ao trabalho terão que parar, mas seguirão recebendo o salário, explicou a ministra do Trabalho, Yolanda Díaz.

Maior rigor com isolamento

"A única missão é reduzir a curva de contágios da doença e acreditamos que, se permanecermos em casa nestes 15 dias, conseguiremos cumprir com os objetivos estabelecidos pela comunidade científica", que é reduzir ao mínimo a mobilidade, expressou Díaz.


O número total de infectados diagnosticados no país chegou a 78.797, um aumento de 9%, o que também implica uma queda considerável em termos percentuais desde quarta-feira (quando o avanço foi de 20% dos casos), segundo o balanço do ministério.


O número de pessoas que receberam alta mantém a tendência de alta e chegou a 14.709 (+20% nas últimas 24 horas).


"São indicadores encorajadores", resumiu Simón, que no entanto alertou para a preocupação com a saturação das Unidades de Terapia Intensiva, com várias regiões do país "no limite de sua capacidade e outras se aproximando rapidamente".


A região de Madri continua sendo a mais afetada, com um terço dos casos e quase metade das mortes(foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP)
A região de Madri continua sendo a mais afetada, com um terço dos casos e quase metade das mortes (foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP)


Nos hospitais, os profissionais trabalham em condições extremas e com equipes reduzidas, depois que pelo menos 10.000 profissionais de saúde foram infectados.


A região de Madri continua sendo a mais afetada, com um terço dos casos e quase metade das mortes.


A situação na capital é tão angustiante que a região habilitou dois necrotérios, o primeiro, já operacional, em uma pista de patinação de gelo de um centro comercial e o segundo em uma instalação pública abandonada, que deve começar a operar na segunda-feira.


Um grande centro de convenções da capital foi transformado em um hospital de campanha com capacidade para até 5.500 leitos.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

 

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)