(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-agente do FBI Robert Levinson morreu sob custódia iraquiana, diz família


postado em 25/03/2020 19:55

O ex-agente do FBI Robert Levinson, que desapareceu sob circunstâncias misteriosas em 2007, morreu sob custódia iraniana, informou sua família nesta quarta-feira.

"Recentemente, recebemos informações de autoridades americanas que nos levaram a concluir que nosso maravilhoso marido e pai morreram enquanto estava sob custódia iraniana", disse em comunicado a família de Levinson.

Segundo o texto, não há certeza de quando ou como ele morreu, mas que o fato ocorreu antes da pandemia de coronavírus.

Levinson é um dos vários americanos que desapareceram no Irã, mas seu caso tem sido um dos mais desconcertantes, com sua família até agora esperando por algum sinal de vida seu.

O pai de sete filhos desapareceu em março de 2007 em Kish, uma ilha que possui regras de visto mais brandas do que o resto do Irã, e teria investigado a falsificação de cigarros.

O Washington Post relatou em 2013 que Levinson, que havia se aposentado do FBI, estava trabalhando para a CIA e tinha ido a uma missão com o objetivo de reunir informações sobre o Irã.

Sua família acusou o regime iraniano de "mentir várias vezes ao mundo" sobre Levinson e disse que o paradeiro de seu corpo era desconhecido.

"Os responsáveis pelo que aconteceu com Bob Levinson, incluindo os do governo dos EUA, que por muitos anos o deixou para trás várias vezes, receberão justiça pelo que fizeram", disse a família.

"Vamos passar o resto de nossas vidas assegurando isso, e o regime iraniano deve saber que não iremos desistiremos".

O Irã retornou vários outros norte-americanos detidos no país, geralmente com dupla nacionalidade, mas disse repetidamente que não sabia sobre Levinson.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)