(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE aprova planos de apoio a empresas da Espanha por coronavírus


postado em 24/03/2020 19:01

A Comissão Europeia aprovou nesta terça-feira (24) os planos da Espanha de apoio às empresas e aos trabalhadores independentes afetados pela pandemia do novo coronavírus, especificamente dois sistemas de garantia no valor de 20 bilhões de euros.

"Com esses dois sistemas de garantia para novos empréstimos e operações de refinanciamento, a Espanha ajudará trabalhadores autônomos e pequenas e médias empresas a enfrentar a crise", disse Margrethe Vestager, comissária europeia para a Concorrência.

A executiva da comunidade avaliou os planos de acordo com as regras da União Europeia (UE) sobre auxílios estatais, que Bruxelas relaxou temporariamente para apoiar o aumento de gastos e a ajuda pública para lidar com a Covid-19.

"As medidas de garantia visam a limitar os riscos associados à emissão de empréstimos operacionais (...) para garantir empregos e continuar suas atividades", explicou a comissária através de um comunicado.

Bruxelas salienta que as medidas limitam o risco assumido pelo Estado a um máximo de 80% no caso do plano para as empresas independentes e pequenas e médias e de 70% para as grandes empresas.

Para conter o impacto do novo coronavírus, que a Comissão Europeia diz que arrastará a zona do euro para a recessão em 2020, os países europeus multiplicaram seus milionários planos de socorro para apoiar seus sistemas de saúde e economias.

A Espanha, quarta economia da UE, anunciou, entre outras medidas, que garantirá empréstimos comerciais de até 100 bilhões de euros, além de 600 milhões de euros para ajudar os mais vulneráveis


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)