(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Touradas na Espanha são canceladas devido à pandemia do novo coronavírus

Mais de 200 eventos foram desmarcados e cerca de 1.200 touros foram poupados


postado em 24/03/2020 16:13 / atualizado em 24/03/2020 17:12

Touradas na Espanha são canceladas devido a pandemia do novo coronavírus(foto: AFP/ Divulgação)
Touradas na Espanha são canceladas devido a pandemia do novo coronavírus (foto: AFP/ Divulgação)
O ministro da Cultura da Espanha, José Manuel Rodríguez Uribes, em conjunto com a Fundação Toro de Lídia (FTL), decidiu suspender as famosas touradas que ocorrem no país, devido ao avanço do novo coronavírus por todo o mundo. As touradas que seriam realizadas nas cidades de Valência, Castelló, Madrid, Sevilha, Múrcia e Arnedo, nos meses de março, abril e maio, foram suspensas por tempo indeterminado.
 
 
 

As organizações de diferentes classes de touradas existentes na Espanha escreveram cartas ao ministro pedindo o cancelamento dos eventos devido ao perigo de contaminação pelo vírus. Os empregados e organizadores da Anoet (Associação Nacional de Organizadores de Tourada, na sigla em inglês) e o Sindicato dos Criadores de Touros de Lídia também enviaram ao chefe da Cultura caminhos para dar visibilidade posterior às touradas.
 
Manuel Rodríguez reconheceu que o coronavírus será um duro golpe para a realização das touradas no país, por existirem mais de 550 arenas espalhadas por todo o território espanhol e os eventos empregarem mais de 200 mil pessoas, movimentando cerca de R$ 4,4 bilhões por ano. O ministro concordou em realizar uma reunião de emergência com a FLT para tratarem do assunto.
 
“Estudaremos a possibilidade de iniciar planos de contingência, recuperação e suporte para a indústria o mais rápido possível. Nós não podemos permitir isso”, afirmou Rodríguez.
 
O cancelamento ocorreu devido ao risco de contágio do coronavírus nas arenas onde ocorrem as touradas. Assim como foi feito quanto a eventos esportivos, políticos e educacionais, elas devem ser remarcadas quando o vírus for controlado.

Coronavírus na Espanha 

Segundo o Ministério da Saúde, o número de novos casos de contaminação pelo coronavírus na Espanha saltou para 39.673 na manhã desta terça-feira (24). O total de confirmações era de 33.089 na segunda-feira. O número de mortes cresceu de 2.182 para 2.696 durante a noite. 
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)