(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Guterres suspende viagem e ordena teletrabalho na sede ONU por coronavírus


postado em 13/03/2020 22:13

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, cancelou uma viagem a Burkina Faso e Níger horas antes do embarque, devido a "desenvolvimentos relacionados a pandemia" de coronavírus, e ordenou que a equipe da sede da entidade em Nova York realizasse, se possível, suas tarefas à distância, segundo informações oficiais divulgadas nesta sexta-feira.

A viagem do secretário a esses países africanos duraria de sábado a terça-feira.

Com a mundança na agenda, Guterres permanecerá em Nova York para gerenciar a situação ligada à pandemia da Covid-19 e dos quase 100.000 capacetes azuis instalados em quinze países ao redor do mundo, informou a assessoria de imprensa da ONU.

Na quinta-feira, uma integrante da missão filipina na ONU deu positivo para o coronavírus, no primeiro caso de uma diplomata na sede da organização internacional em Nova York afetada pelo vírus.

Guterres pediu em um comunicado divulgado sexta-feira à tarde que todos os funcionários implementem "teletrabalho, a menos que sua presença física nos escritórios seja necessária para a prestação de serviços essenciais".

Esta decisão, que segue uma medida semelhante ordenada nesta quinta-feira nos escritórios da ONU em Viena, ficará em vigor "de 16 de março a 12 de abril", disse o secretário-geral.

"Após três semanas, estudaremos a necessidade de manter um nível reduzido de pessoal no prédio da ONU" em Nova York, acrescentou.

"Nosso objetivo é duplo: reduzir nossa presença física na sede das Nações Unidas, continuando a cumprir nossos mandatos", disse o secretário-geral, que pediu aos 3.000 funcionários locais que se mantenham "calmos".

"Sua saúde e bem-estar continuam sendo minha maior preocupação."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)