(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bill Gates deixa conselho administrativo da Microsoft

Ao lado da esposa, ele criou a Fundação Bill e Melinda Gates, dedicada ao combate a doenças e outros desafios humanitários


postado em 13/03/2020 21:55 / atualizado em 13/03/2020 22:49

Gates, 64 anos, deixou de se envolver nas operações diárias da empresa há mais de uma década(foto: JEFF PACHOUD / AFP )
Gates, 64 anos, deixou de se envolver nas operações diárias da empresa há mais de uma década (foto: JEFF PACHOUD / AFP )
A Microsoft anunciou nesta sexta-feira que seu fundador Bill Gates deixou o conselho administrativo da empresa para dedicar mais tempo à filantropia.


Gates, 64 anos, deixou de se envolver nas operações diárias da empresa há mais de uma década e concentrou sua atenção na fundação que criou com sua esposa, Melinda.


Ele atuou como presidente do conselho de administrativo da Microsoft até o início de 2014 e agora se aposentou por completo, afirmou uma declaração da empresa de tecnologia de Redmond, com sede em Washington.


"Foi uma grande honra e privilégio ter trabalhado e aprendido com Bill ao longo dos anos", indicou em um comunicado Satya Nadella, diretora executiva da Microsoft.


"Bill fundou nossa empresa com uma crença na força democratizante do software e uma paixão em solucionar os desafios mais prementes da sociedade; e a Microsoft e o mundo são melhores para isso", acrescentou.


Nadella disse que a Microsoft continuará se beneficiando da "paixão e consultoria técnica" de Gates em seu papel como consultor técnico.


"Sou grato pela amizade de Bill e espero continuar trabalhando ao lado dele", disse.


Gates deixou seu cargo de CEO em 2000, entregando a empresa a Steve Ballmer para dedicar mais tempo à sua fundação.


Ele renunciou ao cargo de presidente ao mesmo tempo em que Nadella se tornou o terceiro CEO da Microsoft, em 2014.


Incluído regularmente entre as pessoas mais ricas do mundo, William H. Gates era perito em computação e tecnologia desde muito jovem.


Aos 13 anos já estava programando. Ele estudou em Harvard, mas abandonou, com a benção de seus pais, para criar "Micro-soft" com seu amigo Paul Allen em 1975.


À medida que o mercado de computadores pessoais crescia, a Microsoft se tornou a empresa líder mundial em software.


Seu monopólio virtual levou a um julgamento altamente divulgado, no qual a empresa conseguiu evitar ser subdividida, mas teve que suportar anos de monitoramento governamental.


Ao lado da esposa, ele criou a Fundação Bill e Melinda Gates, dedicada ao combate a doenças e outros desafios humanitários, um trabalho que tem ocupado cada vez mais seu tempo.


"Gates é uma figura marcante no mundo da tecnologia e seu legado na Microsoft será sentido em Redmond pelas próximas décadas", disse Daniel Ives, analista da Wedbush, em nota aos investidores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)