Jornal Estado de Minas

QUEM SERÁ O ADVERSÁRIO DE TRUMP?

Ex-vice de Obama, Joe Biden supera Bernie Sanders na 'Superterça' americana

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden venceu nesta terça-feira as primárias da Virgínia, Carolina do Norte, Alabama, Tennessee e Oklahoma, impondo uma clara derrota a Bernie Sanders, que levou em Vermont, onde é senador, segundo projeções dos meios de comunicação após o fechamento das urnas.


 
Os eleitores democratas de 14 estados se pronunciam nesta terça para eleger o candidato que desafiará o presidente republicano Donald Trump nas eleições de novembro.
 
A primeira vitória de Biden nesta "Superterça" ocorreu na Virgínia, estado que concede 99 delegados à convenção democrata, que em julho elegerá o candidato presidencial do partido.
 
A Corolina do Norte, com uma população negra relativamente ampla, contribui com 110 delegados à convenção.
 
O Alabama, com 52 delegados, deu uma vitória fácil em 2016 à Hillary Clinton, finalmente confirmada candidata democrata à presidência.
 
O Tennessee - onde as primárias foram perturbadas por uma série de tornados - tem 64 delegados na Convenção, e Oklahoma, 37.
 
"Estou vivo, não me enterraram. Não morri. Estou de volta", comemorou Biden após as primeiras vitórias nesta "Superterça".


 
Sanders, que tenta manter a liderança após vencer em New Hampshire e Nevada e terminar quase empatado em Iowa, venceu nesta terça em Vermont, onde é senador, somando 16 delegados, sempre segundo projeções da imprensa.
 
Na "Superterça" votam 14 estados - além do território não incorporado de Samoa americana e os democratas residentes no exterior - para eleger 1.357 delegados à convenção democrata de julho, um terço do total.
 
São necessários pelo menos 1.991 delegados para obter a candidatura presidencial do partido.