Jornal Estado de Minas

Os últimos acontecimentos ligados ao coronavírus no mundo

Casos de origem desconhecida nos Estados Unidos, produção manufatureira em seu nível mais baixo na China, adiamento da partida Juve-Inter... Veja os mais recentes desenvolvimentos no mundo relacionados ao novo coronavírus:

- Sessenta países afetados -

O novo coronavírus infectou mais de 85.000 pessoas e matou mais de 2.900 pessoas em todo o mundo.



A China continental, onde a epidemia surgiu no final de dezembro, contabiliza mais de 79.000 casos, incluindo 2.835 mortes.

Em outras partes do mundo, quase 60 países e territórios são afetados.

A Coreia do Sul, o segundo país mais afetado, registrou neste sábado 813 casos adicionais, o maior aumento diário até o momento, com um total de 3.150 contaminações, incluindo 16 mortes. Outro sinal preocupante é que o país registrou seu primeiro caso de recontaminação.

No Irã, as autoridades relataram nove novas mortes neste sábado, elevando o número oficial de mortos para 43 e o de infectados a 593.

Mas, de acordo com a rádio BBC persa, que cita fontes hospitalares, pelo menos 210 pessoas teriam morrido no país, um balanço negado pelo governo.

Na Itália, o coronavírus infectou quase 900 pessoas, incluindo 21 fatalmente.

Nos Estados Unidos, quatro casos separados de contaminação de origem desconhecida foram confirmados.

O governo de Mônaco anunciou seu primeiro caso de infecção.



- Ameaças sobre a economia mundial -

Na China, a atividade manufatureira caiu ao nível mais baixo de todos os tempos, após medidas drásticas tomadas pelas autoridades para conter a propagação do vírus.

O Bureau Nacional de Estatística (BNS) indicou que o impacto é ainda "mais sério" nos serviços (transporte, hotelaria, restauração, turismo).

O Federal Reserve (Fed) dos EUA disse que está pronto para intervir, se necessário, considerando, porém, que "os fundamentos da economia americana permanecem sólidos".

O governo italiano adotou uma série de medidas financeiras para aliviar o setor do turismo, fortemente atingido.

- Semana sombria para os mercados financeiros -

Temendo as consequências devastadoras da epidemia, os mercados de ações do mundo estão tendo sua pior semana desde a crise financeira de 2008.

Wall Street fechou sexta-feira com suas maiores perdas semanais desde o auge da crise financeira. O Dow Jones caiu mais de 12% nos últimos cinco dias.



Os principais mercados asiáticos e europeus terminaram com quedas entre -3% e -5%.

Os preços do petróleo também estão despencando, atingindo os níveis mais baixos em mais de um ano.

- Restrições e fechamentos -

Os Estados Unidos recomendaram que seus cidadãos evitem viagens desnecessárias à Itália, enquanto em Roma mais de 50% das reservas feitas até o final de março foram canceladas.

A Arábia Saudita, que suspendeu a concessão de vistos a cidadãos dos países mais afetados, proibiu que nacionais de países membros do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) entrem em suas cidades sagradas de Meca e Medina.

O Líbano anunciou o fechamento de suas escolas e universidades, bem como a proibição de entrada em seu território de viajantes da China, Itália, Irã e Coreia do Sul.

- Cancelamentos em cascata -

Washington adiou a cúpula com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), a ser realizada em Las Vegas em março.

Na Itália, cinco partidas do campeonato de futebol previstas para este fim de semana, incluindo o confronto entre Juventus e Inter de Milão no domingo, foram adiadas para 13 de maio.

A França anulou todos os "eventos reunindo mais de 5.000 pessoas" em local fechado e alguns eventos externos, como a meia maratona de Paris no domingo.