Jornal Estado de Minas

Mulher de futuro ministro é presa no Uruguai por caso de corrupção

Maya Cikurel Spiller, mulher do ministro da Educação uruguaio nomeado, foi presa por suas ligações com casos de corrupção internacional, confirmaram fontes da Interpol à AFP nesta quinta-feira.

Spiller, uma contadora uruguaia de 46 anos, foi presa em Colônia na quarta-feira enquanto tentava atravessar Buenos Aires com seu parceiro, Pablo da Silveira, porque um alerta vermelho da Interpol sobre ela havia sido emitido.



A justiça exige que a mulher testemunhe na investigação relacionada à Arcadex Corporation, uma empresa com sede em Belize acusada de ser usada para pagar propinas no Panamá. O caso envolve o ex-presidente panamenho Ricardo Martinelli.

Conforme relatado pelo jornal uruguaio El País, o pedido da Interpol foi feito por um crime "contra a ordem econômica na forma de lavagem de dinheiro".

Spiller foi levada a Montevidéu, onde já depôs ao procurador de Crimes Econômicos e Complexos, Ricardo Lackner, já ordenou a prisão domiciliar.

O Panamá agora tem 60 dias para solicitar sua extradição.

Consultado pela imprensa, Da Silveira - que assumirá como ministro de Educação na posse do novo governo em 1° de março - disse que embora esteja convencido da inocência de sua mulher, não fará declarações públicas para não interferir na Justiça. Ele ainda acrescentou que os fatos pelos quais é investigada ocorreram antes de eles se conhecerem.