(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Desafiando ordem judicial, funcionários da Petrobras mantêm greve


postado em 18/02/2020 23:13

Motivada pela demissão de uma série de funcionários em uma fábrica subsidiária da Petrobras no Paraná e pela venda de ativos da empresa, funcionários da companhia estão no 18º dia de paralisação, mesmo após a apresentação de recursos legais e incentivos laborais.

Após várias derrotas judiciais, os grevistas obtiveram uma vitória nesta terça-feira, quando o tribunal do trabalho que está mediando o conflito determinou que as demissões sejam suspensas até a próxima audiência entre funcionários e a empresa, dentro de duas semanas.

A paralisação começou no último 1º de fevereiro após o anúncio do fechamento de uma fábrica de fertilizantes subsidiária da Petrobras no Paraná, seguida da demissão de aproximadamente 400 funcionários fixos e 600 terceirizados.

O tribunal do Paraná também determinou que o sindicato da fábrica solicite aos outros trabalhadores que interrompam a greve em todo o país até a próxima audiência.

Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), mais de 20 mil funcionários aderiram à greve, representando um terço do total de empregados, nas 121 unidades da petrolífera, entre plataformas, refinarias, fábricas e sedes administrativas.

"A pressão dos petroleiros, em uma greve nacional há 18 dias, era essencial para garantir essa importante conquista", afirmou a FUP em comunicado, mas não determinou o fim da greve, porque considera que a empresa viola outros aspectos do acordo coletivo com os trabalhadores e que é uma decisão provisória.

- Greve "ilegal" -

Na véspera, o ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou na segunda-feira que a greve é "ilegal" e tem "motivação política" e estabeleceu uma multa diária de até 500.000 reais para sindicatos que não acatarem sua decisão.

Além disso, autorizou a Petrobras a sancionar funcionários que não retornarem ao trabalho.

Mas nada disso desmobilizou os trabalhadores.

"É o maior movimento grevista petroleiro desde 1995", afirma Alexandre Finamori, porta-voz da FUP, durante manifestação que ocorreu em frente à sede nacional, no Centro do Rio de Janeiro.

Além da quebra do acordo coletivo na fábrica do Paraná, os trabalhadores também denunciam de maneira geral a política de venda de ativos iniciada pela estatal em 2015, como forma de se recuperar da crise relacionada à Lava Jato e pela queda nos preços dos barris de petróleo.

A empresa não comenta sobre o número de funcionários em greve, mas garante que a paralisação não afetou a sua produção por causa da contratação de funcionários terceirizados e dos petroleiros que não aderiram ao movimento.

Segundo dados da Petrobras, a empresa tem cerca de 60 mil funcionários.

No último 12 de janeiro, a empresa informou que adiantaria parte do pagamento do bônus anual aos funcionários com bom desempenho até o final deste mês, previsto para maio.

A Petrobras divulgará os resultados de 2019 na quarta-feira, e a empresa estatal registrou seu primeiro lucro líquido anual em cinco anos em 2018, de 25,8 bilhões de reais (7,058 milhões de dólares na variação média desse ano).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)