(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dissidente chinês detido por pedir a renúncia do presidente Xi pela epidemia de coronavírus


postado em 18/02/2020 06:07

O dissidente chinês Xu Zhiyong foi detido depois de pedir a renúncia do presidente Xi Jinping, alegando entre os motivos a má gestão da epidemia do novo coronavírus, anunciou nesta terça-feira a organização Anistia Internacional (AI).

Xu Zhiyong, um militante anticorrupção, pediu em 4 de fevereiro a renúncia de Xi, a quem criticou pela má gestão da guerra comercial com os Estados Unidos, das manifestações em Hong Kong e da epidemia do novo coronavírus.

"Os suprimentos médicos são escassos, os hospitais estão sobrecarregados e muitas pessoas contaminadas não foram examinadas", denunciou Xu Zhiyong, que cumpriu uma pena de prisão de quatro anos entre 2013 e 2017.

Xu, que estava foragido desde dezembro, quando participou em um ato da oposição na cidade de Xiamen (sudeste), seguia criticando o governo nas redes sociais.

A epidemia gerou uma onda de críticas ao governo, acusado de reagir com atraso e de obstruir a liberdade de expressão.

A morte de um médico da cidade de Wuham, que foi interrogado pela polícia em dezembro depois de alertar sobre a epidemia, provocou uma revolta popular nas redes sociais.

"A guerra do governo chinês contra o coronavírus não o desviou de sua ofensiva generalizada contra as vozes dissidentes", afirmou a Anistia Internacional.

Xu Zhiyong foi detido em Cantão, sul do país, afirmou à AFP uma fonte que pediu anonimato.

A polícia de Cantão não respondeu as perguntas da AFP.

Hua Ze, uma amiga do dissidente que mora nos Estados Unidos, confirmou que não tem notícias de Xu desde sábado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)