(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Venezuela estuda suspensão da companhia aérea portuguesa TAP


postado em 17/02/2020 14:55

A Venezuela estuda ações contra a companhia aérea portuguesa TAP que poderiam chegar a uma "suspensão permanente" dos voos no país, por acusá-la de ter permitido que um familiar do líder opositor Juan Guaidó pudesse transportar explosivos durante viagem na aeronave, anunciou o ministro dos Transportes, Hipólito Abreu.

Autoridades aeronáuticas venezuelanas abriram um processo administrativo contra a TAP, que pode resultar em multas, suspensões temporárias ou, dependendo de "como vão se desenvolver as investigações, (...) chegar a uma suspensão permanente" da operação no país, disse Abreu, em comunicado oficial.

O tio de Guaidó, Juan Márquez, foi preso no última terça-feira após acompanhá-lo em um viagem comercial em um voo da TAP, quando ele retornou de uma turnê internacional.

Márquez foi acusado por supostamente portar materiais explosivos escondidos em vários objetos.

O governo de Nicolás Maduro defende que a TAP escondeu o nome de Guaidó da sua lista de passageiros, registrando-o com uma identidade falsa.

A defesa de Márquez como uma "encenação ordinária".

Portugal, em comunicado do Ministério de Interiores, informou na última sexta-feira que abriu uma investigação "diante das declarações das autoridades venezuelanas sobre uma falha de segurança no voo (em direção a Caracas) procedente de Lisboa".

Abreu também mencionou a TAP por um suposto descumprimento de políticas de fumigação das aeronaves.

Desde 2013, A Venezuela vem sofrendo um êxodo em massa das companhias aéreas por dívidas estatais estimadas em US$ 3,8 bilhões, segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA). A TAP é uma das únicas empresas aéreas estrangeiras que mantém seus voos no país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)