Jornal Estado de Minas

UE pede maior 'coordenação' do bloco diante do novo coronavírus

Os países da União Europeia (UE) pedem um "reforço na coordenação" entre os membros diante dos riscos vinculados à epidemia do novo coronavírus, segundo um projeto de declaração que deveriam aprovar na quinta-feira.

Os ministros europeus da Saúde se reunirão a partir das 10h locais (6h em Brasília) de quinta-feira em Bruxelas para discutir as medidas contra a propagação do COVID-19 na UE, onde 35 casos foram registrados.



"A eficácia das medidas nacionais adotadas nas fronteiras e nos pontos de entrada da UE para proteger a saúde pública (...) podem ser melhoradas", defende o projeto, visto pela AFP.

O texto, debatido por representantes dos 27 países em Bruxelas, afirma que essa melhora pode acontecer "mediante o reforço da coordenação já em curso entre os Estados membros e a Comissão".

Os países-membros fazem o convite para que "atuem juntos" de "maneira proporcional e apropriada para facilitar a informação e as medidas preventivas necessárias às pessoas com maior risco de portar o vírus", e preservar "a livre circulação na UE".

Os países desejam ainda que "as informações sejam mais fáceis para todos os turistas em trânsito na UE, desde a sua chegada ou para os que estejam em trânsito nas zonas afetadas, e que se possa acompanhar o seu trajeto".

Os membros do bloco se comprometem também a "compartilhar as informações sobre a evolução do vírus" e a "combater a desinformação, que pode implicar em preconceito".

A Comissão se responsabiliza no texto a estudar as possibilidades para "facilitar o acesso necessário a equipamentos de proteção individual", que os países "necessitem para reduzir ao máximo a eventual propagação".

Mais de 1.100 pessoas morreram pelo coronavírus, que infectou mais de 45 mil pessoas em todo o mundo, segundo números oficiais.