(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coronavírus: moradores de Hong Kong estocam papel higiênico por medo de escassez; entenda

Influenciada por rumores de que a epidemia afetará transporte de mercadorias, população lota supermercados para comprar papel higiênico, arroz e macarrão


postado em 06/02/2020 08:55 / atualizado em 06/02/2020 09:26


Os moradores de Hong Kong corriam aos supermercados para comprar papel higiênico, o que levou as autoridades a negar nesta quinta-feira boatos sobre escassez, em meio ao combate à propagação do novo coronavírus.


Nos vídeos obtidos pela AFP é possível ver longas filas de clientes com carrinhos cheios de papel higiênico em várias lojas em Hong Kong. Eles também compravam arroz e macarrão.


Lois Strange, professora britânica de 32 anos, disse à AFP que na quarta-feira testemunhou uma cena caótica em um supermercado: "Estava cheio. Todo mundo pegava o máximo de rolos de papel higiênico que podia", disse.


O governo de Hong Kong publicou nesta quinta-feira uma declaração afirmando que os falsos rumores sobre a escassez de arroz e papel higiênico "levaram a compras devido ao pânico e até ao caos".


(foto: Philip FONG / AFP)
(foto: Philip FONG / AFP)

As autoridades censuraram as pessoas com "más intenções" por terem divulgado "rumores, enquanto a cidade luta contra a propagação da doença".


Hong Kong, um território chinês semiautônomo, fechou quase todos os postos fronteiriços com a China continental para tentar conter a propagação da epidemia de pneumonia viral.


Mas o transporte de mercadorias não é afetado, de acordo com o governo. "Existem reservas suficientes de produtos básicos, como arroz e macarrão. Não precisam se preocupar", afirmou o Executivo.


O novo coronavírus causou mais de 560 mortes na China continental, desde o seu surgimento em dezembro. Hong Kong, que registrou 21 casos de contaminação, anunciou na terça-feira sua primeira fatalidade pelo vírus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)