(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Primárias democratas têm início nesta segunda em Iowa


postado em 03/02/2020 17:37

Os democratas iniciam a maratona das primárias nesta segunda-feira (3) em Iowa para escolher quem será o adversário do presidente Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro, uma votação cheia de suspense e ofuscada pelo julgamento político contra o presidente em Washington.

A votação começa às 19h locais (22h de Brasília) em cerca de 1.700 locais em Iowa, um pequeno estado do meio-oeste dos Estados Unidos, onde o senador por Vermont, Bernie Sanders, aparece como favorito.

Dos onze candidatos, quatro lideraram as últimas pesquisas para a votação desta noite, que não será feita com cédulas, mas por meio assembleias comunitárias de eleitores conhecidas como "caucus".

Na disputa, Sanders - um candidato progressista que se define como socialista democrático e defende um sistema de saúde universal - tem vantagem sobre o ex-vice-presidente Joe Biden, um candidato moderado que baseou sua campanha em sua longa experiência no Senado e nos oito anos como assessor na Casa Branca durante o governo de Barack Obama.

"Acho que será um resultado muito apertado", disse Biden ao canal NBC.

Logo atrás na pesquisas estão o jovem ex-prefeito da cidade de South Bend, Indiana, Pete Buttigieg; e a senadora de Massachusetts Elizabeth Warren. Depois, a senadora por Minesota Amy Klobuchar.

Neste ano, a atenção das primárias é ofuscada pelo julgamento político contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um processo que deve acabar no meio desta semana com a absolvição do magnata imobiliário no Senado, onde os republicanos são maioria.

Para os três senadores que disputam as primárias - Sanders, Warren e Klobuchar - o julgamento contra Trump também significou ficar em Washington para participar do processo, sem poder fazer campanha neste pequeno estado rural onde o contato com a população é fundamental.

- Vantagem para Sanders -

As primárias democratas terminam em meados de julho com a nomeação do partido na Convenção em Milwaukee, Wisconsin, de onde sairá o candidato que Trump enfrentará no dia 3 de novembro.

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Emerson College focada nos eleitores democratas e publicada na véspera da votação, Sanders tem 28%, sete pontos à frente de Biden, que é o favorito nas pesquisas em todo o país.

"Esta é sem dúvida a eleição mais importante da história moderna deste país. Tudo começa amanhã à noite", disse Sanders a seus apoiadores em Iowa City no domingo.

O senador veterano perdeu há quatro anos em Iowa para Hillary Clinton e, desta vez, espera que o estado seja seu trampolim.

Para isso, ele conta com minorias, especialmente latinos e jovens, que descreveu como "a geração mais progressista da história" dos Estados Unidos.

Espera-se que o forte aceno ao voto latino de sua campanha seja fundamental no "caucus" neste estado e nas eleições nos Estados Unidos.

Segundo a Pew Research, para as eleições de novembro, estima-se que 32 milhões de latinos estejam habilitados para votar nos Estados Unidos, superando pela primeira o número de eleitores negros.

De acordo com a Liga de Cidadãos Latino-Americanos (Lulac), em Iowa, um em cada quatro potenciais eleitores do "caucus" é latino.

Trump, que rotineiramente desqualifica os democratas com provocações, minimizou a candidatura de Sanders, chamando-o de "comunista" em uma entrevista à Fox News.

- A incógnita da participação -

"O mais importante é derrotar Donald Trump!", disse a senadora Warren, de 70 anos, que apresenta uma candidatura progressista contra os abusos do sistema financeiro.

Biden, por outro lado, se gabou de sua experiência e disse que, se eleito, ele poderá trabalhar a partir do "primeiro dia".

"Vamos pôr fim ao mandato odioso e divisório de Trump", afirmou a mais de 1.000 apoiadores na noite de domingo em Des Moines, capital de Iowa.

O encerramento da campanha neste final de semana acontece nas ruas, eleitor a eleitor, com milhares de militantes batendo nas portas, telefonando ou erguendo faixas.

O principal para os candidatos é ter um desempenho melhor do que o esperado em Iowa, porque a surpresa pode dar um impulso na próxima etapa das primárias, dentro de uma semana em New Hampshire.

Ao contrário do voto secreto, nesta votação da assembleia, os eleitores se levantam para mostrar seu apoio a um delegado.

Os candidatos que atingem 15% podem ter delegados para a indicação e, caso não consigam, seus apoiadores podem dar apoio a outro candidato, o que pode causar mudanças no tabuleiro de vencedores.

Nesse cenário, a participação é crítica e os candidatos e seus delegados tentaram, até o último segundo, convencer os eleitores, defendendo suas posições em questões de saúde pública, impostos e reformas de governança.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)