(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Manifestantes no Iraque protestam contra escolha de novo primeiro-ministro


postado em 02/02/2020 21:09

Manifestantes no Iraque protestaram neste domingo contra a escolha do ex-ministro das Comunicações Mohammed Allawi para o posto de primeiro-ministro do país após meses de paralisia política, dizendo que ele é uma escolha do Irã e que tem poucas diferenças em relação ao antecessor.

O presidente Barham Salih designou Mohammed Allawi como novo primeiro-ministro no sábado. Ele substitui Adel Abdul-Mahdi, que renunciou no fim do ano passado após o principal clérigo do país o criticar pela resposta a protestos em outubro. A ação das forças de segurança locais na ocasião deixou mais de 500 pessoas mortas em cinco meses, de acordo com a Comissão de Direitos Humanos do Iraque.

Allawi prometeu lutar contra a corrupção e punir os responsáveis pela resposta violenta aos protestos. Ele também prometeu eleições e uma recuperação da economia do país.

No entanto, manifestantes disseram que não confiam nele para cumprir as promessas porque sua nomeação foi o resultado de um acordo entre grupos políticos aos quais eles se opõem. Allawi, como seu antecessor, não tem base política e precisa se apoiar em grupos pró-Irã e no clérigo popular Moqtada al-Sadr que apoiou sua candidatura. Outros manifestantes exibiram cartazes pedindo que a ONU os salve.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)