(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em uma Iowa debaixo de neve, voluntários democratas vão de porta em porta


postado em 31/01/2020 09:49

Milhares de voluntários de todo país cruzam o estado de Iowa, enfrentando a neve e o frio, para convocar os eleitores de porta em porta e para apresentar seus pré-candidatos à Presidência dos Estados Unidos - uma imagem que simboliza a importância da primária democrata neste pequeno estado, o primeiro a votar, nesta segunda-feira (3).

George Biagi veste uma camiseta amarela com o nome de Pete Buttigiege, o pré-candidato mais jovem entre os democratas que buscam a indicação para enfrentar Donald Trump na eleição presidencial de novembro. Quando foi ouvido pela AFP, ele tinha acabado de desembarcar no aeroporto de Des Moines, capital de Iowa, cheio de energia, após viajar da ensolarada Califórnia.

Assim como outros 2.300 voluntários sem vínculo oficial com a equipe de campanha de Buttigieg, esse funcionário municipal de San Diego custeou sua própria viagem para ajudar a promover e tornar conhecido em todo país o ex-prefeito de South Bend.

"Nos concentramos nos primeiros estados" que votarão nas primárias democratas, "porque pensamos que, se conseguirmos ter um grande impacto aqui, tudo vai decolar, e (Buttigieg) deixará sua marca na história", explicou Biagi.

O pré-candidato de 38 anos, a primeira pessoa abertamente gay com chance de obter a indicação do partido à Presidência, tem todos os elementos para convencer o militante.

"É amável, é prudente, se expressa bem, é um ex-militar, representa uma mudança de geração, e gosto como ele fala sobre unir todo país", explica o californiano. "E, sendo eu gay, Pete me inspira", completou.

Nas pesquisas, Buttigieg aparece em quinto lugar em nível nacional, e em terceiro, em Iowa. Outros candidatos com menos chances também têm conseguido, porém, convencer voluntários.

- Licença não remunerada -

Aos 23 anos, Negede Tadesse descobre a neve. Persuadido pela mensagem do empresário Andrew Yang, não hesitou em pedir uma licença não remunerada em seus dois empregos - em uma empresa de telemarketing e como técnico de radiologia - para viajar da Califórnia até Iowa.

O jovem passará cerca de dez dias, batendo na porta de centenas de democratas para convencê-los de que Yang - desconhecido da maioria do eleitorado há apenas um ano - é o melhor nome para enfrentar Trump em novembro.

"Não é fácil para mim, porque não é como se eu fosse rico", diz ele, da cidade de Council Bluffs. "Mas acredito nesta campanha e nesta chance única... Desde que tenhamos sucesso aqui", completou.

A proposta de Yang de instaurar uma renda universal mensal de US$ 1.000 para compensar os estragos da robotização no mercado de trabalho tem um impacto que vai além das linhas partidárisa em Iowa, alega Tadesse.

O militante acredita em um bom resultado de Yang nos "caucuses" de segunda-feira, quando os eleitores democratas vão se distribuir em cerca de 1.700 salas em Iowa para escolher seu representante, em uma votação pública.

- Vencendo o frio -

Embora apenas um dos 12 pré-candidatos ainda na disputa vá ganhar, um bom desempenho em Iowa pode dar um impulso significativo aos demais no restante do país.

É o que Tadesse espera, assim como Winston Taylor, de 20 anos, que apoia a senadora moderada Amy Klobuchar.

Esse estudante de Ciência Política, nascido em Minnesota como Klobuchar, trancou os estudos por um semestre para trabalhar para a equipe da senadora.

"Para mim, Amy é a única que pode cumprir suas promessas neste período de imensas divisões", porque, no Senado, soube trabalhar com os republicanos para levar suas leis adiante, defende o jovem.

Segundo ele, o melhor momento para bater nas casas é no início da tarde, quando faz um pouco menos frio. Nesta época do ano, a temperatura em Iowa não passa dos -15ºC durante o dia.

Tudo isso será decidido na segunda-feira à noite, em uma batalha, cujos favoritos são o senador independente Bernie Sanders e o centrista Joe Biden.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)