(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Capital australiana declara estado de emergência por incêndios florestais


postado em 31/01/2020 01:31

As autoridades de Camberra, na Austrália, declararam nesta sexta-feira o primeiro estado de emergência em quase duas décadas, por conta dos incêndios florestais que devastam a região e ameaçam bairros periféricos da capital do país.

O ministro-chefe do Território da Capital Australiana, Andrew Barr, disse que a medida "está em vigor agora e ficará em vigência enquanto Camberra estiver em risco".

Portanto, essa medida constitui uma preparação para as condições climáticas previstas para os próximos dias, quando os incêndios podem afetar os subúrbios do sul da capital australiana.

A situação "pode se tornar incontrolável", alertou Barr.

"Um estado de emergência é o sinal mais forte que podemos enviar à comunidade local para que possa se preparar e preparar suas famílias".

A última vez que um estado de emergência foi declarado no Território da Capital Australiana foi em 2003, quando incêndios destruíram cerca de 500 casas.

A principal ameaça vem de um grande incêndio no vale de Orroral, que já transformou cinzas cerca de 18.000 hectares de matagal numa área remota.

Espera-se que a onda de calor chegue a Melbourne e Camberra na sexta-feira, e que os termômetros em Sydney registrem temperaturas de até 45 graus Celsius no fim de semana.

As autoridades dizem que o calor escaldante, acompanhado por ventos secos, traria condições severas de incêndio florestal para partes de Nova Gales do Sul e Victoria, dois estados onde ainda existem mais de 80 focos de incêndios.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)