Jornal Estado de Minas

Número oficial de mortos por coronavírus sobe para 213 na China

O número de vítimas fatais na epidemia viral na China aumentou para 213 pessoas, com 8.900 casos confirmados, anunciaram autoridades locais nesta sexta (noite de quinta-feira, 30, no Brasil).


De acordo com o último balanço, morreram nesta quinta 42 pessoas na província de Hubei, no centro do país, onde foram reportados 1.200 novos casos em um dia em que a OMS decretou emergência internacional pelo novo coronavírus.



Esse novo balanço sugere que o registro diário de mortos cresce continuamente apesar das medidas de segurança adotadas por toda a região de Hubei há uma semana.


Nesta quinta-feira, funcionários tinham informado um total de 37 vítimas fatais na província, e uma pessoa morta em outra região do país.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência internacional nesta quinta-feira.


"Todos devemos atuar juntos para limitar a propagação. Só conseguiremos conter isso se agirmos em conjunto", disse o titular da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante uma coletiva de imprensa em Genebra.


Ghebreyesus informou que a organização não aprova a proibição de viagens.


"A OMS não recomenda e se opõe a qualquer restrição" de viagens ou comércio, ressaltou.


A China tem tomado medidas extraordinárias para deter a propagação do vírus, como a quarentena de mais de 50 milhões de pessoas em Wuhan e da província de Hubei.


Ao menos 15 países já registraram infecções, incluindo o primeiro caso na Índia.