(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE condena ofensiva no noroeste da Síria


postado em 23/01/2020 09:25

A União Europeia (UE) condenou, nesta quinta-feira (23), a retomada dos combates em torno de um bastião rebelde no noroeste da Síria, exigindo o fim dos "inaceitáveis" bombardeios que mataram civis.

As forças do presidente sírio, Bashar al-Assad, apoiado pela Rússia, estão apertando o cerco ao redor de Idlib, último grande reduto nas mãos de rebeldes. Os ataques aéreos mataram pelo menos 23 civis na terça-feira.

"A retomada da ofensiva em Idlib, incluindo os repetidos ataques aéreos e os bombardeios dirigidos a civis, são inaceitáveis e devem cessar", disse um porta-voz da diplomacia europeia em um comunicado.

A UE "manterá as sanções contra o regime de Assad (...) enquanto estes brutais ataques continuarem", acrescentou o porta-voz europeu, que pediu um "acesso rápido, seguro e sem obstáculos" para as organizações humanitárias e reiterou a necessidade de uma saída política para o conflito.

A maior parte de Idlib e algumas áreas da província de Aleppo continuam sob controle de facções opostas a Assad. Após quase nove anos de guerra, o presidente sírio conta com o domínio de pelo menos 70% do território.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)