(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Caravana de centro-americanos chega ao México, a caminho dos EUA


postado em 20/01/2020 12:31

Centenas de migrantes da América Central que fogem da pobreza e da violência, a maioria deles hondurenhos, esperavam em uma ponte na fronteira entre Guatemala e México que as autoridades mexicanas lhes permitissem entrar em massa para seguir aos Estados Unidos, nesta segunda-feira (20).

"Pedimos ao presidente (mexicano) Andrés Manuel López Obrador que abra as portas para nós", disse à AFP Marvin Zanabria, um migrante hondurenho que liderava o grupo.

Os migrantes da chamada caravana 2020, na qual também viajam famílias completas com crianças pequenas, concentraram-se desde o amanhecer na alfândega da Guatemala na cidade de Tecún Umán (sudoeste).

Mais tarde, um funcionário da alfândega abriu o portão para a caravana entrar na ponte internacional Rodolfo Robles, que liga os dois países.

"Adiante, jovens", afirmou um policial guatemalteco, e rapidamente o bloco avançou e parou a vários metros do território mexicano, fortemente protegido por agentes migratórios e policiais militares com equipes de choque.

Os líderes dos migrantes disseram que dariam um tempo de espera de três horas para atravessar a fronteira oficial, ou atravessariam o rio Suchiate, uma fronteira natural que cujo nível de água caiu devido à ausência de chuvas.

A também chamada "Caravana da Esperança, Deus é amor", saiu na terça-feira passada do norte de Honduras. Depois de cruzar a Guatemala, guatemaltecos, salvadorenhos e nicaraguenses se uniram.

O grupo é composto por mais de 3.000 pessoas, de acordo com estimativas das autoridades de imigração.

"Saímos de Honduras por causa da economia ruim e do medo", acrescentou Mayra Zelaya, de 23 anos, enquanto carregava sua filha de 10 meses nos braços. Zelaya viaja com o marido e outro filho de 4 anos, com quem espera chegar aos Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)