(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Advogados de Trump apresentam defesa contra impeachment


postado em 18/01/2020 20:43

Os advogados de Donald Trump apresentaram neste sábado (18) sua linha de defesa três dias antes do julgamento de impeachment do presidente dos Estados Unidos, um processo que consideram inconstitucional e "perigoso".

É a primeira vez desde que a Casa Branca anunciou na sexta-feira a composição da equipe de defesa que esta apresenta seus argumentos, idênticos às antecipadas em setembro por Trump e pelos republicanos.

Em uma primeira "resposta" escrita à acusação redigida pela Câmara de Representantes, os advogados consideram que se trata de "um ataque perigoso contra o direito dos americanos a eleger livremente seu presidente", disse à imprensa uma fonte próxima à equipe de defesa.

"É uma tentativa descarada e ilegal de anular os resultados das eleições de 2016 e interferir com as eleições de 2020", acrescentou.

O magnata republicano é acusado formalmente de ter cometido abuso de poder ao exigir que a Ucrânia investigue seu adversário político, Joe Biden, bem colocado para conseguir a indicação democrata às eleições presidenciais de novembro.

Segundo a acusação, Trump pressionou o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, ao condicionar um convite à Casa Branca e uma ajuda militar crucial a Kiev Pa realização destas investigações.

É responsabilizado, ainda, por ter obstruído a investigação realizada pela Câmara de Representantes.

"A ata de acusação é constitucionalmente inadmissível" e "não implica nenhum delito ou violação da lei", disse a mesma fonte próxima à equipe legal do presidente.

Segundo outra fonte que também apresentou a resposta da Casa Branca, a acusação "viola a Constituição" porque surge de uma investigação dos democratas "que privou o presidente de seus direitos".

Este procedimento de "julgamento político" corre o risco de provocar "danos duradouros às instituições", advertiu.

A equipe de defesa de Trump será liderado por Pat Cipollone, um advogado da Casa Branca, anunciou a presidência na sexta-feira. Será assistido por Jay Sekulow, advogado pessoal do mandatário.

Também vão se somar à equipe o ex-promotor Kenneth Starr, central no julgamento do impeachment do ex-presidente Bill Clinton, e o constitucionalista Alan Dershowitz, um dos advogados de O.J. Simpson.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)