Publicidade

Estado de Minas

Ataque russo deixa cinco civis mortos no noroeste da Síria


postado em 18/01/2020 12:55

Pelo menos cinco civis morreram neste sábado (18), em um ataque aéreo russo em uma localidade do noroeste da Síria - informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Um avião russo lançou um ataque à meia-noite passada na localidade de Bala, situada no oeste da província de Aleppo, matando cinco civis, entre eles três crianças", relatou o OSDH.

"Um homem, sua mulher e suas duas filhas estão entre as vítimas", disse à AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

Ajudadas pela aviação russa, as forças do governo Bashar al-Assad retomaram nos últimos dias os bombardeios na região de Idlib e em setores das províncias vizinhas de Aleppo e Lataquia. Ambas são controladas pelos extremistas do Hayat Tahrir al-Sham (HTS, ex-filial síria da Al-Qaeda). Nestas áreas também estão presentes outros grupos rebeldes.

Estes ataques acontecem apesar da trégua patrocinada pela Rússia, aliada de Damasco, e pela Turquia, que apoia alguns rebeldes.

Em Bala, ficou um grande buraco perto de uma casa de dois andares.

Segundo o OSDH, a Força Aérea russa lançou bombardeios na madrugada de sábado contra vários povoados do oeste de Aleppo e da província de Idlib.

O Observatório informou que 28 civis, entre eles oito crianças, morreram nos bombardeios desde quarta-feira, assim como 58 combatentes pró-governo e 67 extremistas.

Em paralelo, nove civis morreram, e 30 ficaram feridos por foguetes lançados por jihadistas sobre bairros da cidade de Aleppo sob controle do governo.


Publicidade