Publicidade

Estado de Minas

Gripe aviária reaparece na República Checa e na região


postado em 18/01/2020 12:19

Um caso de gripe aviária - o primeiro em três anos no país - foi confirmado neste sábado (18) na República Checa, em meio ao ressurgimento da doença em outros países da Europa Central, também membros União Europeia (UE).

Na quinta-feira, um sindicato agrícola francês, a Coordenadoria Rural, advertiu que o vírus H5N8, reapareceu na Europa Central e corre o risco de retornar ao território francês e de pôr de novo em risco as criações avícolas e os produtores de foie gras.

Na República Checa, "a fonte da infecção foi encontrada em uma pequena granja de Stepanov nad Svratkou", a cerca de 150 quilômetros ao sudeste de Praga, declarou o porta-voz da Administração Veterinária Checa (SVS), Petr Vorlicek.

"A infecção foi, provavelmente, importada por aves aquáticas silvestres. Trata-se do subtipo H5N8 altamente patogênico, mortal para as aves", disse Vorlicek em um comunicado, acrescentando que o vírus não se propagou para o homem.

Vários países da Europa central, entre eles a Polônia (o maior produtor de aves da Europa), Hungria, Romênia e Eslováquia, também informaram da presença do H5N8 nas últimas semanas.


Publicidade