Jornal Estado de Minas

Forças pró-Haftar bloqueiam principais terminais de petróleo na Líbia

Forças leais ao marechal Khalifa Haftar, um dos protagonistas do conflito na Líbia, bloquearam neste sábado (18) os principais terminais de petróleo do leste do país - informou a Companhia Nacional de Petróleo (NOC).

Em um comunicado, a NOC anunciou a suspensão das exportações nos portos petroleiros que são o motor da economia líbia: Brega, Ras Lanuf, Al-Sedra e Al-Hariga. Este bloqueio fará a produção nacional cair de 1,3 milhão de barris diários (mbd) para 500.000 bd, segundo a companhia.



Um grupo ligado a Haftar, homem forte do leste da Líbia, convocou ontem o bloqueio das exportações petroleiras do país, para protestar contra a intervenção turca em apoio às forças do Governo de União Nacional (GNA) reconhecido pela ONU, que Haftar enfrenta.

A NOC denunciou, então, que se tratavam de pressões com vistas a "negociações políticas", antes da conferência internacional de Berlim, que será realizada amanhã para reativar o processo de paz na Líbia.

O enviado da ONU para a Líbia, Ghasan Salame, declarou à AFP, antes do anúncio dos bloqueios, que não descartava motivações políticas com este chamado, antes da conferência de Berlim.

"Nossa linha é clara na ONU. Não se deve brincar com o petróleo, porque é o sustento dos líbios. Sem petróleo, os líbios morrem de fome", advertiu Salame.