Jornal Estado de Minas

Confirmado caso no Japão de nova pneumonia viral chinesa

Um paciente japonês que esteve no início de janeiro na cidade chinesa de Wuhan, epicentro de uma misteriosa pneumonia viral, contraiu a doença, anunciou o ministério da Saúde do Japão nesta quinta-feira.

Natural da prefeitura de Kanagawa (limítrofe a Tóquio), o paciente com cerca de 30 anos foi hospitalizado no dia 10 de janeiro com forte febre e outros sintomas. Acabava de regressar de Wuhan (centro da China).



Os resultados das análises saíram no dia 15 de janeiro, e confirmaram a presença de um novo coronavírus surgido na China. O homem melhorou e recebeu alta nesta quarta-feira.

As autoridades chinesas avaliam que o risco de o novo surto de pneumonia viral ser transmissível entre humanos é "baixo", mas "não está descartado".

A doença já deixou um morto e faz temer o reaparecimento de um vírus da mesma família daquele causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAS), que matou cerca de 650 pessoas na China continental e em Hong Kong no intervalo 2002-2003.

A doença também foi diagnosticada na Tailândia, em uma mulher oriunda de Wuhan, anunciou ontem a Organização Mundial da Saúde (OMS), citando as autoridades tailandesas.