(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Príncipe herdeiro do Irã diz que regime em Teerã colapsará em meses


postado em 15/01/2020 19:55

O herdeiro da monarquia iraniana deposta previu nesta quarta-feira (15), durante um discurso em Washington, que o regime iraniano colapsará em alguns meses, e advertiu às potências ocidentais a não negociarem com esse país.

Em discurso no Instituto Hudson, Reza Pahlavi afirmou ter lembrado da Revolução Iraniana - responsável por tirar o seu pai do poder, em 1979 - com os grandes protestos ocorridos em novembro do último ano e neste mês, depois da queda acidental de um avião ucraniano com uma série de passageiros.

"É apenas uma questão de tempo para que essa situação chegue ao seu clímax. Acredito que estamos nesse ponto", ressaltou o ex-príncipe em evento nos EUA, país onde vive praticamente em exílio.

"Esse cenário indica semanas ou meses antes do colapso final, não muito diferente do que aconteceu nos últimos três meses de 1978, antes da Revolução", disse.

Aos 59 anos, o herdeiro do trono relatou não pisar no Irã desde a adolescência. Citou como evidência a diminuição do medo entre os manifestantes e o crescente distanciamento dos reformistas do regime islâmico.

Pahlavi apoiou em grande parte a campanha do presidente americano, Donald Trump, de impor sanções severas ao regime iraniano, como justificativa de que negociações anteriores tinham falhado.

"Meus compatriotas entendem que esse regime não pode continuar e deve ser retirado", acrescentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)