(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AVIÃO UCRANIANO

Irã diz que não acobertou erro


postado em 14/01/2020 04:00

Washington – O governo iraniano negou ontem ter tentado "acobertar o caso", em referência a sua responsabilidade pelo avião de passageiros ucraniano derrubado por erro perto de Teerã na última quarta.

As Forças Armadas iranianas admitiram, no sábado, sua responsabilidade na tragédia do voo PS572 da Ukraine International Airlines. A aeronave foi derrubada em 8 de janeiro, antes do amanhecer, pouco depois de decolar de Teerã.  Na quinta e sexta-feiras, a Organização de Aviação Civil iraniana e o governo negaram a hipótese de que o avião tivesse sido derrubado por um míssil, mencionada desde a quarta à noite pelo Canadá. As 176 pessoas a bordo do avião, iranianos e canadenses em sua maioria, morreram na tragédia.

"Nestes dias de tristeza, houve críticas aos responsáveis e às autoridades do país. Alguns responsáveis foram inclusive acusados de mentir e de tentar acobertar o ocorrido, quando, sincera e honestamente, este não foi o caso", disse o porta-voz do governo, Ali Rabii. "A verdade é que não mentimos. Mentir é disfarçar a verdade de maneira intencional e consciente. Mentir é acobertar informações. Mentir é conhecer um fato e não dizê-lo, ou deformar a realidade", acrescentou Rabii.

"O que dissemos na quinta-feira estava baseado nas informações que haviam sido apresentadas ao conjunto do governo e segundo as quais não havia qualquer relação entre o acidente e um (disparo de) míssil", insistiu o porta-voz. O anúncio da responsabilidade das Forças Armadas provocou uma onda de indignação no Irã. Na noite de sábado, uma cerimônia em homenagem às vítimas em uma universidade de Teerã se transformou em uma manifestação contra as autoridades, aos gritos de "morte aos mentirosos". A polícia conseguiu dispersar a multidão.

Vários protestos foram registrados em Teerã no fim de semana, conforme vídeos publicados nas redes sociais que não puderam ter sua veracidade confirmadas. Ontem, o governo alemão pediu ao Irã que permita a realização de "protestos de forma pacífica e livre". A porta-voz do Ministério alemão das Relações Exteriores, Maria Adebahr, classificou como "muito preocu

O chefe da Polícia de Teerã declarou que recebeu ordens para agir com "moderação" frente às recentes manifestações. Em conversa com o primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven, o presidente iraniano, Hassan Rohani, prometeu uma "exaustiva investigação" sobre o desastre aéreo, conforme anúncio feito por sua assessoria. O Ministério das Relações Exteriores britânico convocou o embaixador iraniano em Londres para protestar contra a breve detenção, no fim de semana, do representante diplomático de Londres em Teerã.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)