Jornal Estado de Minas

Merkel exige investigação internacional completa do abatimento da aeronave no Irã


A chanceler da Alemanha Angela Merkel afirmou neste sábado que a admissão do Irã de que acidentalmente derrubou um avião de passageiros ucraniano foi um passo importante e exigiu uma investigação completa. Merkel disse que era bom identificar os culpados e enfatizou a necessidade de "estabelecer exaustivamente" o que aconteceu.



 

A crise iraniana, o conflito líbio e a Ucrânia foram assuntos pautados na agenda da reunião realizada neste sábado pela líder alemã e pelo presidente russo Vladimir Putin em Moscou. "Estamos em contato constante, lidamos com problemas políticos e econômicos e assuntos internacionais. Hoje vamos nos concentrar nos mais sérios", disse o presidente russo quando recebeu Merkel no Kremlin.


"Há muito o que conversar", disse Merkel, citando conflitos sírios e ucranianos, nos quais Moscou desempenha um papel fundamental, e na Líbia, onde a Rússia exerce uma influência crescente. 


Os dois líderes também planejam enfrentar a questão das tensões iraniano-americanas, poucas horas após a espetacular virada de Teerã, que reconheceu ter abatido o avião da Ukraine International Airlines, na quarta-feira passada, por um "erro humano".