(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pentágono denuncia manobras 'agressivas' russas no mar Arábico


postado em 10/01/2020 18:25

O Pentágono acusou nesta sexta-feira (10) o Exército russo de ações agressivas no mar Arábico, depois que um de seus navios quase se chocou com uma embarcação da Marinha dos Estados Unidos.

O barco russo ignorou as explosões de advertência de colisão do USS Farragut e se aproximou muito antes de se afastar, evitando por pouco uma colisão, informou a quinta frota da Marinha americana, que revelou um vídeo do incidente.

"Enquanto o barco russo tomou medidas, a demora inicial para cumprir as normas internacionais, enquanto fazia uma aproximação agressiva que aumentou o risco de colisão", disse a frota em um comunicado.

O vídeo mostra que o barco russo se aproxima rapidamente da popa do navio de guerra americano de 155 metros. Também mostra que ignorou cinco explosões curtas emitidas pelo Farragut - o sinal marítimo internacional de risco de colisão.

"O barco russo inicialmente se negou, mas por fim mudou de rumo e os dois barcos abriram distância um do outro", disse o comunicado dos Estados Unidos.

O Ministério da Defesa da Rússia negou a acusação e disse que Farragut cruzou o caminho de seu navio.

"Foi o destróier americano que violou abertamente as normas internacionais para evitar colisões no mar em 9 de janeiro de 2020, fazendo uma manobra para atravessar o curso do navio russo, enquanto se posicionava à esquerda do navio militar russo que avançava", informou o ministério


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)