(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Argentina reajusta salários em 63 dólares diante da inflação


postado em 03/01/2020 22:43

O governo argentino anunciou nesta sexta-feira um reajuste salarial de 4 mil pesos (63,4 dólares) para os trabalhadores do setor privado, diante da perda do poder aquisitivo provocada pela inflação.

"Os 4 mil (pesos) são um reajuste salarial, não um bônus, um pagamento extraordinário", disse em entrevista coletiva o ministro do Trabalho, Claudio Moroni.

Para os trabalhadores do setor público se aplicará um "esquema similar", que será anunciado na próxima semana, acrescentou Moroni.

O ministro destacou que o "aumento será igual e uniforme para todas as escalas", com "3 mil (pesos) em janeiro e outros mil pesos em fevereiro, totalizando 4 mil".

Com um salário mínimo de 16.875 pesos mensais (270 dólares no câmbio oficial), os sindicatos esperavam um reajuste mais significativo após um ano de inflação galopante, estimada em 55%.

O governo espera que o reajuste tenha "um efeito dinamizador na demanda", e isentou as pequenas e médias empresas do pagamento das contribuições relacionadas ao reajuste pelo prazo de três meses.

O presidente Alberto Fernández, que assumiu no dia 10 de dezembro, adotou um pacote de medidas econômicas e impositivas de emergência para tentar superar a pior crise econômica na Argentina em quase 20 anos.

Fernández também enfrenta o desafio de equilibrar as exigências sindicais às necessidades de um setor produtivo golpeado por uma recessão que já dura mais de um ano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)