(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça francesa abre investigação por pedofilia contra escritor Gabriel Matzneff


postado em 03/01/2020 10:55

A Justiça francesa abriu nesta sexta-feira (3) uma investigação sobre o escritor Gabriel Matzneff, de 83 anos, por suas relações com menores descritas em um livro da editora Vanessa Springora publicado na quinta-feira - anunciou o procurador da República de Paris Rémy Heitz.

Essa investigação foi aberta por "estupros cometido contra um menor" de menos de 15 anos de idade, em detrimento, principalmente, de Vanessa Springora, hoje com 47 anos. Essas revelações abalaram o mundo literário da França.

"Além dos fatos descritos por Vanessa Springora", as investigações "procurarão identificar outras possíveis vítimas que possam ter sofrido infrações semelhantes em território nacional, ou no exterior", disse Heitz.

Esse procedimento é iniciado 24 horas após o lançamento do livro de Springora, recentemente nomeada diretora da Éditions Julliard.

Neste romance autobiográfico intitulado "Le consentement" ("O consentimento", em tradução livre), ela conta como foi seduzida por Gabriel Matzneff aos 14 anos e o peso dessa história em sua vida, pontuada por depressões.

Em entrevista ao "Parisien", Vanessa Springora disse que não planejava registrar uma queixa, mas o Ministério Público de Paris decidiu assumir o caso como parte de um "inquérito de iniciativa própria".

"Aos 14 anos, você não deveria ser esperada por um homem de 50 anos na saída do colégio, não deveria morar num hotel com ele, nem se encontrar na cama dele, ou ter seu pênis na boca na hora do lanche", escreve Vanessa Springora neste livro.

"Por que uma adolescente de 14 anos não pode amar um homem trinta e seis anos mais velho? (...) Não era minha atração que deve ser questionada, mas a dele", acrescentou a escritora, que afirma ter estado sob controle durante seu relacionamento.

Vanessa Springora é a primeira a testemunhar entre as adolescentes seduzidas por Gabriel Matzneff, autor há muito celebrado pela comunidade literária francesa e premiado com o prêmio Renaudot em 2013.

O autoproclamado gosto do escritor por "menores de 16 anos" e pelo turismo sexual com meninos na Ásia, que ele contou em numerosos livros, não havia provocado grande alarde até agora.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)