(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Japão decide adiar em cinco anos o desmantelamento de Fukushima


postado em 27/12/2019 10:07

O Japão decidiu nesta sexta-feora adiar entre quatro e cinco anos algumas das delicadas tarefas que estão planejadas para serem executadas na usina nuclear de Fukushima Daiichi, o que demonstra as dificuldades em superar as consequências do acidente nuclear de março de 2011.

A retirada do combustível usado do tanque de armazenamento do reator número 1, inicialmente programada para 2023, não começará até 2027 ou 2028.

Enquanto isso, a do reator 2 será adiada para um período que vai de abril de 2024 a março de 2026. Cada uma dessas tarefas deve durar dois anos.

As autoridades e a companhia Tokyo Electric Power (Tepco), que administra o desmantelamento, se deram conta que as tarefas são muito mais complicadas do que o esperado.

"A retirada do combustível usado está em andamento no tanque do reator 3 e é uma sucessão de problemas", disse um porta-voz da Tepco à AFP esta semana.

"O procedimento industrial aplicado é muito complexo e é difícil fazer previsões. O mais importante é a segurança dos trabalhadores", insistiu o ministro da Indústria do Japão, Hiroshi Kajiyama, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.

No momento, o governo e a Tepco estimam que o desmantelamento completo da usina levará cerca de 40 anos. No entanto, muitos especialistas consideram que, dado o estado do local, o calendário é difícil de prever.

O tsunami de 11 de março de 2011 devastou as instalações, causou a fusão dos núcleos de três dos seis reatores da usina nuclear e deixou os sistemas de refrigeração fora de serviço.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)