(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de 235.000 deslocados por combates nas últimas semanas na Síria


postado em 27/12/2019 08:31

Mais de 235.000 pessoas fugiram da região de Idlib, noroeste da Síria, nas últimas duas semanas, devido à intensificação dos bombardeios do regime e de sua aliada Rússia contra o último reduto rebelde, informou a ONU nesta sexta-feira.

Os deslocamentos forçados, registrados entre 12 e 25 de dezembro, deixaram praticamente vazia a cidade de Maaret al Numan, cenário de violentos combates, afirma a ONU em um comunicado.

A maioria desses deslocados fugiram para o norte, para as cidades de Ariha, Saraqeb e Idlib, ou campos de deslocados já superlotados ao longo da fronteira com a Turquia, e alguns estão se dirigindo para áreas controladas por rebeldes pró-Ancara, ao norte de Alepo, precisou a ONU.

Algumas pessoas que já haviam deixado Maaret al Numan para Saraqeb "estão fugindo novamente para o norte, antecipando uma intensificação dos combates" nesta área, segundo a mesma fonte.

Correspondentes da AFP na região de Idlib relataram longas filas de veículos carregados com pertences pessoais, muitas vezes carregados às pressas, nas estradas nos últimos dias.

O regime, que agora controla mais de 70% do território, afirmou repetidamente que está determinado a recuperar Idlib.

Damasco e Moscou realizaram uma grande ofensiva no local entre abril e agosto, resultando na morte de mil civis, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), causando a fuga de 400.000 pessoas de acordo com ONU.

Quase três milhões de pessoas vivem na região de Idlib, composta por uma grande parte da província de mesmo nome e segmentos das províncias vizinhas de Alepo e Latakia. Ela é controlada por jihadistas do grupo Hayat Tahrir al-Cham (HTS).

Na terça-feira, Ancara pediu um novo cessar-fogo em Idlib.

O conflito na Síria, desencadeado em 2011 pela repressão do regime a protestos pró-democracia, deixou mais de 370.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)