Jornal Estado de Minas

Principal líder opositor russo detido em Moscou

O principal opositor do Kremlin, Alexei Navalny, foi detido nesta quinta-feira após uma operação na sede de sua organização de combate à corrupção, informou sua porta-voz.

"Alexei foi detido à força e o levaram. Não opôs resistência", declarou a porta-voz, Kira Iarmych.



Pouco antes da detenção, o líder opositor divulgou um vídeo em que mostrava a porta da sede de sua organização, o Fundo de Luta contra a Corrupção, forçada com uma furadeira e uma serra elétrica.

"Escolheram a quinta-feira de propósito, porque Alexei deveria discursar hoje em seu canal na internet", disse a porta-voz.

As autoridades russas não comentaram o tema até o momento.

Navalny, que foi levado para a prisão em várias ocasiões nos últimos anos, ironizou em um vídeo antes da detenção as novas operações e desejou, sorridente, um feliz ano novo aos espectadores ao lado dos integrantes de sua organização.

O Fundo de Luta contra a Corrupção, responsável por diversas investigações que denunciam fraudes e o modo de vida das elites russas, foi classificado este ano como "agente estrangeiro".

Também foi alvo de duas ondas de operações em todo o país em setembro e outubro dentro de uma investigação aberta por "lavagem de dinheiro" e tem suas contas bancárias congeladas.